Carlinhos Maia faz “brincadeira” com quadro e é criticado por internautas

O humorista alterou uma pintura que estava em um quarto de hotel

No último final de semana, o humorista Carlinhos Maia estava hospedado em um hotel localizado na cidade de Aracaju, Sergipe. Na ocasião, Maia resolveu fazer uma brincadeira com uma obra de arte pertencente ao quarto em que se hospedou. A brincadeira em questão não foi bem recebida pelos internautas.

Inicialmente, Carlinhos postou um stories em sua conta do Instagram mostrando o quadro em questão e afirmando que havia se assustado com o fato de que a mulher retratada não possuía um rosto.

Pela manhã, o humorista pegou uma caneta e desenhou, de maneira infantil, olhos e uma boca no quadro em questão. Na ocasião, Lucas Guimarães, o marido de Carlinhos Maia, estava filmando enquanto a modificação na pintura era feita.

Por fim, Carlinhos maia compartilhou uma foto cuja legenda sugeria que, futuramente, os hóspedes daquele hotel lhe agradeceriam pelo que foi feito na obra de arte em questão. Essa série de eventos rendeu duras críticas ao humorista, especialmente por meio das redes sociais.

Autorização prévia

Após as críticas em questão, exatamente como em outras ocasiões em que foi criticado, Carlinhos Maia fez novos Stories para justificar o seu comportamento e explicar a situação. Nesse sentido, o humorista afirmou que antes de desenhar em cima do quadro do hotel, ele pediu autorização à dona, a quem se referiu como Dani. Ele ainda apontou que é amigo da mulher e está acostumado a ficar hospedado nesse local.

Ainda na série de vídeos, Maia destacou que sempre pediu autorização para fazer esse tipo de “brincadeiras” e que já havia feito antes em outros hotéis pelos quais passou. Ele ainda destacou que algumas pessoas caracterizaram o seu comportamento como vandalismo, mas que ele não o vê dessa maneira por ter pedido autorização para desenhar no quadro.

De acordo com Carlinhos Maia, apenas obtendo a autorização da dona do hotel ele já estaria apto a fazer a sua “brincadeira”, visto que a obra de arte foi comprada por ela e, portanto, ela poderia fazer o que desejasse com a sua propriedade. Entretanto, a lei do Direito Autoral demonstra que as coisas não são exatamente dessa forma.

Conforme o indicado na legislação em questão, o autor de uma determinada obra a possui de maneira integral. Portanto, ela deve ser preservada e não pode sofrer alterações sem o consentimento prévio do autor.

Sobre o quadro em questão, é possível destacar que ele foi assinado pela artista plástica Lau e pintado no ano de 2011. Um parente de Lau postou no Twitter, logo após saber a respeito do ocorrido, que havia ficado feliz por ver Carlinhos Maia mostrando o quadro, mas posteriormente passou a considerar a atitude do humorista uma verdadeira falta de respeito com a artista, que teve o seu trabalho desrespeitado pela alteração realizada por Maia.

A artista plástica também se pronunciou sobre o ocorrido e afirmou que as devidas providências serão tomadas.